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Use esta técnica em seu E-Commerce!

August 2, 2019

 

COMO CHAMAR ATENÇÃO?

 

Em primeiro lugar você precisa chamar a atenção da sua persona. O melhor jeito para se fazer isso é conhecendo os seus problemas e as suas dores, dessa forma você vai saber exatamente em qual ponto tocar.

Quando descobrir essas dores, você deverá abordar a persona com uma pergunta específica para que ela que intrigada em descobrir como você sabia desse problema dela. Com esta pergunta ela também deverá ficar pensando “É exatamente isso que preciso saber”.

Vou te explicar melhor isso dando um exemplo. Vamos supor que uma pessoa sofra de dores de cabeça constantes. Ela não aguenta mais ter dores de cabeça todos os dias, então começa a procurar uma solução para o seu problema. Se ela se deparar com algum anúncio “Quer descobrir como eliminar a dor de cabeça em dois dias?”, isso irá chamar sua atenção.

 

CRIAR EMPATIA

 

Depois de mostrar à sua persona que você sabe a dor dela, você precisa criar empatia com ela, ou seja, olhar para “dentro da pessoa” e mostrar que você entende o que ela está passando.

Para isso você deverá criar a “jornada do herói”. Mostrar que já passou pelas mesmas dificuldades e que encontrou uma solução. Ela precisa encontrar “pontos de conexão” com a sua jornada, ou seja, se identificar com a sua história. Aliás, a história pode ser tanto sua quanto de um cliente seu.

É importante que a história tenha algo como “Eu sei exatamente o que você está passando” e “Eu já passei por isso, encontrei uma solução e hoje estou aqui pra contar pra você o que fiz para superar isso”.

 

COMO DEIXAR CLARO QUAIS SÃO SUAS DORES

 

Esta etapa se mistura bastante com a etapa anterior. Aqui você precisa detalhar as dores da persona para que cada vez mais ela perceba que você realmente sabe das suas dificuldades. Aqui também entram as técnicas de CopyWriting, onde você deverá encaixar argumentos de persuasão para convencê-la, os famosos gatilhos mentais.

 

SOLUÇÃO


Esta é a etapa em que você deve apresentar uma solução para a sua persona. Por exemplo, se sua persona é alguém que sofre de dores de cabeça constante, você pode apresentar um artigo ou uma reportagem de revista mostrando um estudo, algum dado, por exemplo, “59% das pessoas que tomam Coca-Cola todos os dias sofrem de dor de cabeça”, ou seja, parar de tomar Coca-Cola seria uma solução para a dor dela.

 

OFERTA

 

Após Seguir os 4 passos acima está na hora de fazer a venda. Seguindo exatamente estes passos a venda acaba acontecendo naturalmente, de forma espontânea. É normal que algumas pessoas pensem “Esse produto é caro demais, não vale tudo isso”, mas seguindo estes quatro passos você irá gerar um alto valor percebido para o seu produto, ou seja, a pessoa que deseja comprá-lo vai ter a percepção de que o produto está muito barato em relação a dor que ela tem.

 

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